A resistência e a resiliência do Cipreste.


J√° citei aqui sobre essa √°rvore e como estive novamente com ela no ‚ÄúOrto Botanico di Lucca‚ÄĚ, na Toscana , resolvi falar um pouco mais dessa planta que tanto admiro.


Citada algumas vezes na B√≠blia, o cipreste foi a madeira escolhida para a constru√ß√£o de templos e at√© da Arca de No√©, segundo v√°rias tradu√ß√Ķes dos textos sagrados devido a sua alta resist√™ncia e for√ßa. H√° tamb√©m uma passagem onde Deus se compara ao cipreste e sua m√£o protetora.


Conhecida por ser altamente resistente, em 2012 na Espanha, a reserva florestal Barranco de Herbasana foi atingida por um incêndio onde foram destruídos cedros, carvalhos, zimbros, pinheiros, entre outras espécies. Porém , apenas 1,2% dos ciprestes foram destruídos.


Após esse evento Rocca et al.* realizaram pesquisas sobre a resistência do Cipreste e submeteram a árvore a vários experimentos. Os testes de inflamabilidade foram realizados em laboratórios na Espanha e na Itália. Observou-se também a capacidade das folhas para manter um alto teor de água durante o verão.

Os pesquisadores pensaram na possibilidade de uma barreira de ciprestes como solu√ß√£o aos grandes inc√™ndios das regi√Ķes florestais do Mediterr√Ęneo, como a m√£o protetora citada na B√≠blia.


O cipreste √© resiliente, ele resiste e se recomp√Ķe mesmo exposto a situa√ß√Ķes extremas. Muito usado para o desapego e o aprendizado ap√≥s uma grande perda e um forte abalo emocional.

N√£o h√° o que um ch√° de cipreste n√£o cure ao que se diz respeito a resistir √†s dores da vida. Se recompor. Calejar! √Č o famoso ‚Äúlevanta, sacode a poeira e d√° a volta por cima‚ÄĚ, como uma conex√£o direta com o divino que habita em n√≥s e realiza os milagres di√°rios.

Al√©m de diur√©tico, desintoxicante, anti inflamat√≥rio, auxilia na melhora da circula√ß√£o, massagem com seu √≥leo essencial √© excelente para varizes, celulite e flacidez, √© tamb√©m antioxidante, antif√ļngico e calmante.????
Pode ser usado em forma de chá, óleo essencial diluído em óleo vegetal para massagem e o óleo essencial puro na inalação para tratar o emocional.

Pri Guida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *