FELICIDADE INTERNA BRUTA (FIB) √© um indicador sist√™mico desenvolvido no But√£o, um pequeno pa√≠s do Himalaia. O conceito nasceu em 1972, elaborado pelo rei butan√™s Jigme Singya Wangchuck na √©poca com apenas 17 anos (de muita coragem e vis√£o multidimensional). Desde ent√£o, o reino de But√£o, com o apoio do PNUD (Programa das Na√ß√Ķes Unidas para o Desenvolvimento), come√ßou a colocar esse conceito em pr√°tica, e atraiu a aten√ß√£o do resto do mundo com sua nova f√≥rmula para medir o progresso de uma comunidade ou na√ß√£o e depois disso muitos pa√≠ses, inclusive a ONU, voltaram seus olhares para esse conceito e desenvolvem desde ent√£o seus √≠ndices para avaliar as realidades locais e mundiais. ¬†Assim, o c√°lculo da ‚Äúriqueza‚ÄĚ deve considerar outros aspectos al√©m do desenvolvimento econ√īmico, como a conserva√ß√£o do meio ambiente e a qualidade da vida das pessoas.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† FIB √© baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade n√£o deveria ser somente o crescimento econ√īmico, mas a integra√ß√£o do desenvolvimento material com o psicol√≥gico, o cultural e o espiritual ‚Äď sempre em harmonia com a Terra.

‚ÄúA filosofia da FIB √© a convic√ß√£o de que o objetivo da vida n√£o pode ser limitado a produ√ß√£o e consumo seguidos de mais produ√ß√£o e mais consumo, de que as necessidades humanas s√£o mais do que materiais‚ÄĚ, diz Thakur S. Powdyel, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional da Universidade Real do But√£o.

√Č aplicado um question√°rio com perguntas desde qual a sua religi√£o, seu contato com a natureza, suas rela√ß√Ķes, cultura entre outros at√© como voc√™ utiliza o seu tempo. S√£o 249 perguntas amplas no total.

N√£o que o But√£o seja um pa√≠s sem problemas, absolutamente. Por√©m a vis√£o de podermos ser felizes e os nossos valores n√£o necessariamente s√£o os mesmos, e tudo bem, vai de encontro com a vis√£o de equil√≠brio, integralidade e sa√ļde e o uso dos recursos naturais, medicina natural como um caminho. Considerando aqui a felicidade mais ampla, integral e diferente de total; onde n√£o estamos falando de momentos de alegrias que s√£o diferentes dos momentos tristes.

Um dos h√°bitos culturais que diferem muito dos nossos ocidentais por exemplo, √© a maneira como encaram a morte e a vida. Eles recebem o ensinamento que devem pensar na morte ao menos 5 vezes ao dia. Segundo a filosofia budista e a cultura local eles lidam bem com situa√ß√Ķes de mortes, perdas, tristezas, devido a maneira como incorporam e vivem o luto, curam e renascem, compreendendo como uma das emo√ß√Ķes e processos que fazem parte de estar vivo.

Se nos dedicamos √† cura integral e o equil√≠brio pessoal, alcan√ßamos uma vis√£o diferenciada do que √© importante, do que √© necess√°rio, do que √© sa√ļde e riqueza.

‚ÄúO mundo √© o mundo e como eu o vejo‚ÄĚ. Edward Bach

Pri Guida

 

Fontes:

felicidadeinternabruta.org.br

A Field Guide to Happiness: What I Learned in Bhutan about Living, Loving, and Waking Up-Linda Leaming

http://sistemas.ib.unicamp.br/be310/nova/index.php/be310/article/viewFile/427/345

 

GROSS INTERNAL HAPPINESS (IBF) √® un indicatore sistemico sviluppato in Bhutan, un piccolo paese dell’Himalaya. Il concetto nacque nel 1972, elaborato dal re bhutanese Jigme Singya Wangchuck all’epoca a soli 17 anni (di grande coraggio e visione multidimensionale). Da allora, il Regno del Bhutan, con il sostegno del Programma di sviluppo delle Nazioni Unite (UNDP), ha iniziato a mettere in pratica questo concetto e ha attirato l’attenzione del resto del mondo sulla sua nuova formula per misurare il progresso di una comunit√† o nazione, e dopo che molti paesi, tra cui le Nazioni Unite, hanno rivolto gli occhi su questo concetto e da allora hanno sviluppato i loro indici per valutare realt√† locali e mondiali. Pertanto, il calcolo della “ricchezza” deve considerare aspetti diversi dallo sviluppo economico, come la conservazione dell’ambiente e la qualit√† della vita delle persone.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†L’IBF si basa sulla premessa che lo scopo principale di una societ√† non dovrebbe essere solo la crescita economica, ma l’integrazione dello sviluppo materiale con quello psicologico, culturale e spirituale – sempre in armonia con la Terra.

“La filosofia dell’IBF √® la convinzione che lo scopo della vita non pu√≤ essere limitato alla produzione e al consumo, seguito da pi√Ļ produzione e pi√Ļ consumi, che i bisogni umani sono pi√Ļ che materiali”, dice Thakur S. Powdyel, direttore di Centro per la ricerca e lo sviluppo educativo, Royal University of Bhutan.

Un questionario viene applicato con domande da cui la tua religione, il tuo contatto con la natura, le tue relazioni, la cultura, tra gli altri, su come usi il tuo tempo. Ci sono 249 domande generali in totale.

Non che il Bhutan sia un paese senza problemi, assolutamente. Ma la visione di essere felici ei nostri valori non sono necessariamente gli stessi, e va bene, va contro la visione di equilibrio, integrit√† e salute e l’uso delle risorse naturali, la medicina naturale come un modo. Considerando qui la pi√Ļ grande felicit√†, integrale e diversa dal totale; dove non stiamo parlando di momenti di gioia che sono diversi dai momenti tristi.

Una delle abitudini culturali che differiscono molto dai nostri occidentali, ad esempio, √® il modo in cui vedono la morte e la vita. Ricevono l’insegnamento che dovrebbero pensare alla morte almeno 5 volte al giorno. Secondo la filosofia buddista e la cultura locale, si comportano bene con situazioni di morte, perdita, tristezza, a causa del modo in cui incorporano e vivono in lutto, guariscono e rinascono, la comprensione come una delle emozioni e dei processi che fanno parte dell’essere vivi.

Se ci dedichiamo alla guarigione integrale e all’equilibrio personale, otteniamo una visione differenziata di ci√≤ che √® importante, di ci√≤ che √® necessario, di ci√≤ che √® salute e ricchezza.

“Il mondo √® il mondo e come lo vedo io”. Edward Bach

 

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